POLÍTICA DO NÚCLEO

Este espaço foi criado e autorizado pela Sociedade de Veteranos de 1932, sede em São Paulo ( veja em Matérias Públicadas seu estatuto). Como um núcleo de pesquisas tem por objetivo investigar e trazer à memória de toda a sociedade sãopedrense a história da Revolução Constitucionalista de 1932, seus objetivos e os resultados. Por São Pedro 36 foram alistados, sendo 27 natos, inclusive meu pai.Dentre os enviados um faleceu em combate ao socorrer um amigo baleado e por esse ato de bravura é o expoente deste grupo de heróis: José Augusto Frota Escobar. Cerca de 16 colaboradores locais na retaguarda também estiveram ligados ao movimento. Todos devem ser devidamente honrados meste espaço, a partir das suas biografias que devem ser preparadas por suas famílias . São heróis sao-pedrenses. Insistimos que haja rigor com a verdade dos fatos, devendo ser relatados aqueles que tenham alguma possibilidade de serem comprovados por relato próprio em diário, carta, correios de guerra, livros e provas documentais. Evite relatar fatos não comprováveis, para não entrar em choque com o relato das biografias dos demais combatentes e colocar o relato em risco. A responsabilidade das informações será plenamente atribuída ao seu autor cujo nome deverá acompanhar a publicação neste espaço.

Contato:

João Francisco de Aguiar
Presidente
-e-mail: jfaguiar@uol.com.br








segunda-feira, 18 de julho de 2016

84 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 1932

                                      O Desfile foi aberto pelas crianças, percorrendo o trajeto da Praça Adolpho Bragaia (  Forum) até a Rua Malaquias Guerra, dando a volta em todo o jardim ( Centro Historico) e voltando a Praça Adolpho Bragaia onde ocorreu a solenidade
                                        As crianças (estudantes) mais uma vez tiveram participação especial. Mais de 300 redações foram feitas sobre a REvolução de 1932, sendo escolhidase premiadas as tres melhores, que foram lidas ao publico na solenidade do 9 de Julho
                                        O Desfile contou com a presença da Banda Militar da Escola de Cadetes de Campinas, com 30 elementos, dirigida pelo maestro Tenente Gideao.


A seguir o efetivo da PMSP de São Pedro
Felizes os guardas da PMSP preparam-se para o desfile 
                                     A seguir os escoteiros ( Grupo Jacupici)

                                        A presença forte dos rapazes do Tiro de Guerra no desfile


                                       Como ocorreu em 1032 a presença das famílias desfilando, na Foto abaixo o Prefeito Helio Zanata (direita),  a sua esquerda o Coronel PMSP Marcos Felix e mais a esquerda o Capitão PMSP Bessa.
Na Foto abaixo dois vereadores e ao centro a historiadora MA Fracasse, acompanhadas pelo General de Exercito Francisco C. Modesto e o representante do MMDC prof Joao Francisco de Aguiar. 


                                            A Solenidade tem inicio com uma poesia declamada pela advogada e historiadora Maria do Carmo A Mendes

O Capitão Ricardo Bessa é condecorado com a Medalha Constitucionalista, outros foram condecorados com o Diploma José Augusto Escobar


                                       O Presidente do Nucleo Jose Augusto Escobar, prof João Francisco de
                                       faz uso da palavra
O General Francisco Carlos Modesto faz uso da palavra

O Prefeito Hélio Zanata faz uso da palavra

Finalizando a solenidade na praça um show do Canil de Piracicaba, tendo como astro principao o cão policial amestrado "Drago".



Enquanto o show ocorria a solenidade era oficialmente encerrada com o depósito de flores no túmulo do herói por excelência, o soldado e farmaceutico José Augusto Frota Escobar.
Cada vez mais o povo saopedrense torna-se entusiasta dos ideais democráticos de 1932


















Nenhum comentário:

Postar um comentário